domingo, 29 de abril de 2018

Patrimoniices cascalenses 5



 Ora então descubra lá:
Onde é que isto está?

Acertou! É a torre da igreja matriz da vila de Parede.
            E merece o templo uma referência assim especial?
            Sim, merece, porque houve uma intenção específica ao arquitectá-lo, que não apenas a de ser casa de oração, quando se pensou na sua construção.
            Foi inaugurado a 1 de Março de 1953, com traça do arquitecto Guilherme Rebelo de Andrade, morador do burgo, que gratuitamente ofereceu o projecto ao Patriarcado. E teve o arquitecto em atenção um público muito especial: os doentes.
A Parede é, como sobejamente se sabe, o pólo de atracção de quem padece de doenças ósseas. As condições climatéricas associadas a características especiais do seu mar iodado constituem remédio eficaz para uma cura mais rápida.
Ora, foi precisamente tendo em conta que muitos dos fiéis se teriam de deslocar ao templo para ouvir missa nos «tabuleiros» que se fizeram rampas (decerto, um dos primeiros lugares do País em que nisso expressamente se pensou) e se criou, ao fundo da igreja, como que uma plataforma para a concentração das ‘cadeiras’.
Nem tudo foi fácil do ponto de vista estético e funcional e o prior, Padre José Baptista da Silva, que veio para a Parede em 1956, teve de negociar com Rebelo de Andrade, a fim de tudo ficar mais bem equacionado.
E tem o amigo leitor a ideia de quais as peças de arte mais notáveis dessa igreja? Exacto: ficará o segredo por desvendar numa próxima vez!
                                                                             José d'Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário