domingo, 4 de novembro de 2018

Patrimoniices cascalenses 21 - O monumento aos canteiros, em Birre

             Fiquei contente por, quase de imediato, tenha havido quem respondesse acertadamente à adivinha.
            Trata-se, de facto, do monumento aos canteiros da freguesia de Cascais, que a Associação Cultural de Cascais, em estreita colaboração com a Juta de Freguesia e a Câmara, erigiram, no Dia de S. Martinho de 2006, na rotunda de Birre.
            Escolhemos esse local por se situar como que no centro da maior actividade de exploração de pedra, que constituiu, em meados do século passado, uma das maiores fontes de riqueza do concelho de Cascais e que fez, por esse motivo, confluir aqui trabalhadores do Algarve (mormente de S. Brás de Alportel), de Alcains e de Cantanhede, zonas em que os canteiros eram larga faixa da população. Cascais a todo acolheu de braços abertos e, ainda hoje, embora a indústria da pedra haja praticamente terminado, há descendentes dessas famílias que por cá ganharam raízes.
            O monumento, como a placa menciona, perpetua essa memória. Não substitui, no entanto, a possibilidade – que já foi proposta – de, no prolongamento do Parque do Rio dos Mochos, mais concretamente na zona entre Birre e a Pampilheira, se aproveitar o espaço, livre, de uma das grandes pedreiras aí pré-existentes, para se erguer um espaço-memória do que foi essa importantíssima actividade cuja tradição remonta à época romana.
            Oxalá as forças políticas e as entidades culturais saibam ouvir este apelo, quando – nos discursos de tantos eventos – se preconiza a salvaguarda e a revitalização das memórias e a da tradição.

                                                           José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário