segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Está à venda, em Tavira, o Convento de Santo António

            A informação é veiculada pelas três actuais proprietárias, pertencentes à família que, desde o séc. XIX, se responsabilizou pelo Convento de Santo António, em Tavira.
Aí lograram manter em funcionamento, entre 1994 e 2009, uma unidade de «Turismo de Habitação»; contudo – apesar de terem centenas de testemunhos elogiosos por parte dos clientes e da Comunicação Social, bem como, em anos consecutivos, presença no Guia Michelin com a referência máxima para o tipo de alojamento em causa – tal actividade não gerou os recursos financeiros necessários para continuarem.
 Foram diversos os factores que estiveram na origem do insucesso, designadamente a sazonalidade e a reduzida capacidade de alojamento (8 quartos), cujo aumento, quer no interior quer no exterior do convento, prejudicaria, de facto, o património histórico e paisagístico.
Por isso, escrevem as proprietárias, «é urgente encontrar alguém que se apaixone por esta peça de arquitectura, simplesmente para dela cuidar, usufruir, partilhar com os que mais ama e assegurar-lhe o futuro, porque este pequeno convento merece continuar o seu percurso iniciado em 1612».
Remetem, pois, para a página que contém todas as informações necessárias acerca das características do imóvel, assim como a possibilidade de visita por parte dos possíveis interessados: www.conventosantoantonio.com.
Situado num local deveras aprazível, defronte da Ria Formosa, o convento deixa entrever o que terá sido a vida de meditação e recolhimento dos monges, em plena comunhão com a beleza singular da paisagem envolvente.

Publicado em Cyberjornal, edição de 02-09-2013: 

Sem comentários:

Enviar um comentário