sábado, 8 de novembro de 2014

Catedrática de Coimbra condecorada pelo Governo Grego

             A Doutora Maria Helena da Rocha Pereira (Porto, 3-9-1925), Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na área de Estudos Clássicos, foi condecorada, na passada quarta-feira, 5 de Novembro, pelo Embaixador da Grécia em Portugal, Panos Kalogeropoulos, com a Cruz da Ordem da Fénix, distinção superiormente outorgada pelo Presidente da República Helénica.
            A cerimónia decorreu na sede da Embaixada, ao Restelo, na presença de cerca de 50 convidados, entre os quais se contavam o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier; o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva; representantes do Instituto Italiano de Cultura e de outras entidades ligadas à Cultura; amigos e colegas das universidades de Coimbra, Lisboa e Porto.
            O senhor Embaixador justificou a condecoração atendendo aos muitos estudos que, desde a licenciatura, a Doutora Rocha Pereira tem efectuado, elevando bem alto o apreço pela civilização e pela cultura da Grécia Antiga. Doutorou-se em 1956, com a tese «Concepções Helénicas de Felicidade no Além, de Homero a Platão», tornando-se, assim, a primeira mulher doutorada da vetusta Universidade de Coimbra. Foi também, aliás, a primeira mulher a exercer as funções de vice-reitora.
            Com mais de 500 trabalhos publicados, entre livros e artigos sobre Cultura Clássica (Grécia e Roma) e também sobre a temática cultural em geral, não será de somenos o seu labor em prol da efectiva e concretizada criação de uma ‘escola’, de forma que muitos discípulos seus prosseguem auspiciosos estudos sobre a Grécia Antiga e a Antiguidade Clássica.
            Visivelmente emocionada, a Doutora Helena Rocha Pereira agradeceu a homenagem e aproveitou o ensejo para, mais uma vez, salientar, no seu breve mas bem suculento discurso, o quanto a cultura ocidental deve à cultura grega antiga, em todos os aspectos, inclusive na política.
                Na foto: Sentada, a Doutora Rocha Pereira profere o seu discurso perante o Senhor Embaixador.

Sem comentários:

Enviar um comentário