segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Sacramente, 'Vox Maris' (en)cantou!

             O Grupo Coral Vox Maris, sediado no Hospital de Sant’Ana (Parede), desde 2008, deu, na tarde de domingo, 16, um concerto de música sacra na igreja matriz de Cascais.
            Envolvidos pela excelente acústica do templo e acarinhados pelo brilho amarelo das iluminadas talhas douradas dos altares, a meia centena de ouvintes (entre os quais, a vereadora Catarina Marques Vieira) não deram seguramente por mal empregue o seu tempo! Até S. Pedro, delongas barbas, majestaticamente sentado na sua cadeira episcopal, parecia mostrar-se deliciado com o que lhe era dado apreciar.
            Dirigido pelo maestro Rui Pinto e acompanhado ao órgão pelo Doutor Luís Cerqueira, o coro (17 elementos femininos e 8 masculinos) interpretou: «Veni Iesu», de L. Cherubini; «Cantate Domino», de G. Pitoni; «Ave-maria», de G. di Marzi; o «Pater Noster», à capela, do russo Nikolay Kedrov; «Ave verum», de Mozart.
            A peça nº 6 foi o conhecido «Amazing Grace», ao qual está ligada a história de John Newton, traficante de escravos, que, em apuros no alto mar, com um carregamento de escravos, invoca a graça do Altíssimo e, milagrosamente salvo, se torna cristão e paladino da luta anti-escravatura no Sul dos Estados Unidos; não é exactamente um espiritual negro a música que se compôs para a letra, mas leva-nos, sem dúvida, a esse horizonte cultural pleno de significado e misticismo.
            Seguiram-se, do francês Charles Gounod (1818 -1893), que compôs mais de 50 missas e de que é bem célebre a Ave Maria, três trechos da sua Missa Brevis: o Kyrie, o Gloria e o Agnus Dei. Vibrante o «Tollite hóstias», do compositor parisiense Camille Saint-Säens (século XIX); ligado às tradições evangélicas norte-americanas, «Ven alma que lloras», de Philip Paul Bliss; e, a terminar, o toque exótico do «Sanctus» cantado em língua eslava, retirado da Missa Eslava nº 3, de Urmas Sisask, compositor natural da Estónia.
            O maestro foi fazendo breve introdução a cada um dos trechos interpretados. E passaram rápidos os 45 minutos que a actuação durou. Cá fora, a humidade que se fazia sentir não logrou esmorecer o calor que Vox Maris maviosamente nos inoculara.

Publicado em Cyberjornal, 16-11-2014:

3 comentários:

  1. De: Coro Vox Maris [mailto:corovoxmaris@gmail.com]
    Enviada em: sábado, 6 de Dezembro de 2014 17:56

    Caro Professor Dr. José da Encarnação,
    Foi com muito agrado que soubemos ter estado na igreja matriz do nosso concelho e agradecemos do fundo do coração as amáveis palavras escritas sobre o nosso concerto. É sempre gratificante para quem, como nós, "anda por aí a cantar", sentir e saber que pelo menos o fazemos bem e somos apreciados nestes encontros.
    Mais uma vez, muito obrigada e os nossos melhores cumprimentos.

    Paula Lacerda
    (presidente da Direção da Associação Vox Maris)

    ResponderEliminar
  2. As suas palavras me tocaram. Muito obrigada !
    Sabe bem descobrir que o nosso trabalho e empenho resultaram no agrado do público e mais ainda ver um elogio tão bem escrito !
    Mais uma vez, obrigada !
    Christine, soprano

    ResponderEliminar
  3. Maria Teresa Pedrosa, do Coro Vox Maris, 7 de Dezembro de 2014 14:44:
    Venho por este meio agradecer a Sua presença na Igreja Matriz de Cascais e as simpáticas palavras que escreveu a respeito do Coro Vox Maris.

    ResponderEliminar