domingo, 23 de novembro de 2014

S. Brás na vanguarda da dieta

            Foi celebrado, a 26 de Setembro, p. p., o protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica, segundo o qual esta associação passa a ter sede num espaço condigno do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha.
            Congratulo-me vivamente e três comentários se me afiguram indispensáveis.
            1º) O espírito de abertura, prontamente manifestado, para, assim, melhor se aproveitar e dinamizar uma infra-estrutura criada pra um fim específico – o apoio à Calçadinha – mas que pode, sem mácula e com benefício, acolher esta entidade.
            2º) A grata coincidência, não ocasional seguramente, de ser são-brasense uma das maiores especialistas na defesa e divulgação da arte de bem comer e de excelentemente se apreciarem as viandas tradicionais, sabiamente confeccionadas e condimentadas com as múltiplas plantas que o campo generosamente nos dá e que, outrora colhidas, ora estavam votadas ao desprezo como «ervas» sem préstimo algum. Refiro-me, claro está, à Doutora Maria Manuel Valagão.
            3º) A possibilidade, que uma sede sempre proporciona, de mais eficazmente se gizarem consistentes campanhas de sensibilização das populações a recorrerem – como saudável alternativa ao chamado fastfood – àquilo que espontaneamente a Natureza nos oferece. Para isso, porém, uma das preocupações fundamentais será a adopção de atitudes respeitadoras do ambiente: como se terá abundância de bons poejos ou de suculentos agriões selvagens se se teimar em impermeabilizar os solos ou em conspurcar as linhas de água?

Publicado em Notícias de S. Braz [S. Brás de Alportel], nº 216, 20-11-2014, p. 21.

Sem comentários:

Enviar um comentário