sábado, 8 de novembro de 2014

S. Brás de Alportel – 100 anos de concelho!

             Publica a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel uma das agendas culturais mais sedutoras.
            Sob o título São Brás Acontece, já vai nº 145 (Novembro 2014), tendo resistido à tentação de se apresentar exclusivamente em edição digital, bem ciente de que à Internet não são assim tantos os munícipes que têm a necessária versatilidade para aceder. Aliás, também nesse aspecto a Câmara dá lições a câmaras ditas urbanas e ‘progressivas’, que esquecem boa parte da sua população.
            Em formato de bolso, dá informação mensal acerca das actividades mais importantes programadas para o mês; apresenta sempre, no entanto, sessões específicas sobre sugestivos temas. Assim, por exemplo, depois de – duramente mais de um ano – se ter debruçado sobre as profissões tradicionais, com entrevistas a pessoas que ainda hoje as exercem, ideia que prossegue com reportagens sobre o comércio tradicional (é a vez, em Novembro, da Mercearia ‘Cavaco’, da D. Hortênsia) dá agora grande relevo à biodiversidade, ocupando-se em cada mês de um animal no seu habitat; neste mês, as cobras, sobre as quais se explica:
            «As cobras colaboram para a qualidade dos ecossistemas locais, sendo predadores de tudo que capturam, sobretudo pequenos roedores que são prejudiciais para as culturas agrícolas, contribuindo assim para ajudar indirectamente o homem».
            Baste este parágrafo para se compreender a utilidade e o alcance de tal informação. E desta forma se fortalece o espírito de comunidade e de partilha.
            A comemorar, desde 1 de Junho, o seu centenário de elevação de São Brás de Alportel a concelho, a agenda inclui um suplemento de 4 páginas destacáveis que manualmente traz ao grande público um pedaço da história são-brasense – o que não podemos também deixar de aplaudir.
            Como se encontra disponível na Internet, o meu convite é, pois, para – se tiver curiosidade, leitor amigo – dar uma espreitadela a: http://www.youblisher.com/p/1009789-Agenda-Sao-Bras-Acontece-Novembro-2014/ . E estou certo de que concordará comigo!

Publicado em Cyberjornal, edição de 8-11-2014:

Sem comentários:

Enviar um comentário