sábado, 12 de outubro de 2019

S. Brás Acontece – em Outubro!

             Mantém-se fiel o município de S. Brás de Alportel, no Algarve, à elaboração mensal de uma revista cultural em papel, que dá pelo nome de São Brás Acontece.
            No ofício que apresenta a edição de Outubro, escreve o presidente da autarquia:
            «Neste mês dourado e de aromas outonais, é tempo de celebrar a vida e o Dia Internacional do Idoso, uma data que visa sensibilizar para as questões do envelhecimento activo e de qualidade».
      Não admira, pois, que se haja escolhido para capa a imagem de um ancião, de ainda brilhante olho azul (como é que em S. Brás há tantos olhos azuis e tão expressivos?!...), barba feita, chapéu de feltro à moda antiga, um sorriso envolto em serenidade, a mostrar a miniatura de uma espingarda de madeira, fruto, sem dúvida, de alguma oficina em que ocupou – ou ainda ocupa – os seus muitos tempos livres. É o envelhecimento activo de que fala o autarca e, ao ver este ancião, até nos apetece exclamar: «Quem dera que, em velhinho, eu pudesse estar assim!».
            No miolo, o mais amplo noticiário sobre as actividades culturais previstas para este mês, de que destaco a exposição itinerante, este mês na Galeria Municipal, sobre a Assembleia da República. A propósito de o dia 1 ser o Dia Internacional da Água, há informações precisas e simples sobre como, no dia-a-dia, podemos poupar esse precioso líquido. Anote-se, ainda, que, todos os meses, na rubrica «Património – Lojas com História» se dá conta da história de uma loja; no rodapé, o apelo: «Não peca esta rota e descubra estes espaços tradicionais que fazem parte da nossa História!».
            Valeu! 
          E que ao município são-brasense nunca doam as mãos por esta fidelidade mensal!
                                                           José d’Encarnação

2 comentários:

  1. Ana Teresa,13 de outubro às 10:40
    Bem hajam esses municípios pequenos do interior, que tudo fazem para manter vivas as tradições, até pela edição em papel, que pode chegar "ÀS MÃOS" de todos, literalmente, e olha verdadeiramente pela população e não na mira só do turista.

    ResponderEliminar
  2. Helena Ventura Pereira
    Que bom que essa revista de São Brás se ocupe de temas tão actuais como a necessidade de ocupar as pessoas mais idosas.

    ResponderEliminar