quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Instantes de evasão

            Também serve a Arte para isso: proporcionar instantes de sadia evasão, na contemplação serena do que o artista viu e quis transmitir.
            Assim foi, na visita à exposição ora patente na galeria do Casino Estoril.
         A colectiva designa-se de «Avizinhamento» e, na verdade, o ambiente criado, a iluminação selectiva a realçar as obras… avizinhamo-nos, mesmo sem o querer, da singular beleza que dali emana.
 
  
            Logo à entrada, as três enormes rosas, esculturas de Carlos Ramos. «Love Box» lhes chamou, porque – embora em inglês – ali se reclama e proclama o Amor: «Amor é um estádio que eu gostaria que continuadamente existisse».
            Gostei também das cores – as eternas cores, aquele céu azul!... – do Alentejo, trazidas pela paleta de João Feijó, cuja instalação numa porta reaproveitada, com um registo da Sagrada Família, o pendente com o arranjo floral e aquela paisagem por fundo, me encantou.
 
                       As manchas de cor de David Levy Lima: sugestivos «os 3 da vida airada», eloquente o «Entardecer na Poça».
Os expressivos rostos de José Grazina, mormente os desenhos a pincel, acrílico sobre linho.
            A quase infantilidade das telas de Sandy Leslie.
          E este «Adão em construção», de Abílio Febra, madeira de jacarandá e amieiro policromado. Será que ainda está em construção o Adão que todos nós somos? Assim escangalhado, mal jeitoso, qual D. Quixote ainda com forças para lutar contra os moinhos de vento?...

                                               José d’Encarnação

 




2 comentários:

  1. A arte é sempre uma boa evasão. E imprescindível à nossa saúde mental.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a informação constante deste texto. O que vale é que, em tempos de pandemia, os artistas têm produzido. E na partilha do que produzem, podemos ser levados por caminhos desimpedidos de conflito e inundados de luz, como estas imagens sugerem. Espero que esteja tempo suficiente para eu poder visitar.

    ResponderEliminar