sexta-feira, 11 de julho de 2014

Plataformas informativas e de debate na Faculdade de Letras

             Com o imprescindível apoio do então Centro de Informática da Universidade de Coimbra (actual serviço de Gestão de Sistemas e Infra-Estruturas de Informação e Comunicação – GSIIC), nomeadamente do Eng. Sá Marta, foram criadas três plataformas de informação e debate – a archport, a museum e a histport – que constituem, no actual panorama cultural português, instrumentos de trabalho imprescindíveis para quem se dedique aos temas que ali se abordam.

            Mailing list dedicada à Arqueologia em Portugal, a archport foi apresentada como «um meio de comunicação acessível a todos os que queiram debater a Arqueologia Portuguesa».
            Criou-a António José Marques da Silva, então estudante de Arqueologia da Faculdade de Letras de Coimbra, nos finais de 1996, em estreita colaboração com a Doutora Maria da Conceição Lopes e o apoio incondicional do Eng.º Sá Marta. Nascera associada à Associação Independente Arqueologia (AIA), fundada em Outubro de 1995, «tendo como objectivo a investigação científica, a promoção, a preservação, assim como a valorização do património arqueológico, ambiental, cultural e histórico». Do projecto constava ainda a edição da primeira revista ‘cibernética’, a nível mundial, sobre temas arqueológicos, o Cyberarqueólogo Português, que chegou a albergar vários artigos e que ora se encontra suspensa. Recorde-se que foi na altura em que, também no Instituto de Arqueologia e por iniciativa de A. J. Marques da Silva, se criou uma página expressamente destinada a dar e a receber informações acerca das gravuras de Foz Côa.
            Por expressa indicação do Eng.º Sá Marta, a lista passou, depois, a estar ligada ao Instituto de Arqueologia; e a Doutora Conceição Lopes, então responsável pelo sector de Informática, solicitou-me que integrasse a administração.
            A archport não é um blogue, é uma mailing list, ou seja, uma lista de endereços electrónicos de pessoas que estão interessadas no tema da Arqueologia em Portugal. Cada um dos membros, usando o seu programa de correio electrónico, poderá entrar em contacto directamente com estas pessoas, ou dirigir-se a todas elas ao mesmo tempo. Desta forma, ao longo destes anos, temos procurado cumprir os objectivos fixados: dar a conhecer um achado arqueológico, pedir ajuda para uma pesquisa bibliográfica, descobrir onde se poderá escavar no Verão, divulgar uma conferência, um estágio...
            Isso temos procurado fazer. E, por esse motivo, a archport tornou-se o veículo privilegiado para informações acerca de ofertas e pedidos de colaboração; nela se tem discutido amplamente o mercado empresarial arqueológico e as regras a que a actividade arqueológica deve obedecer; noticiam-se reuniões científicas e publicações; e vem desempenhando papel fundamental na mobilização em relação à actividade arqueológica em geral.
            Assim, de resto, o entendeu a CPADAConfederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, ao atribuir-lhe, em 2008, uma menção honrosa, no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira, por ela instituído.
            No final da tarde de 15-01-2014, os arquivos da lista registavam 17 559 mensagens enviadas desde 21.12.2005. E contava com 2119 subscritores.

Museum
A Museum é, por seu turno, uma lista de discussão de conteúdo (in)formativo, preferencialmente vocacionada para as áreas da Museologia e do Património Cultural, aberta a todos quantos a ela queiram aderir. Basta, para isso, acederem ao sítio http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/museum e procederem à sua inscrição.
A todos os membros da lista cabe o direito de divulgarem as suas actividades e de fomentarem ou contribuírem para a discussão de temas que visem a criação de uma comunidade de interesses em torno da Museologia e da divulgação, defesa e valorização do património cultural.
Criada também no seio do Centro de Informática da Universidade de Coimbra, a Museum tem como responsáveis: o Engº Sá Marta e eu próprio, na qualidade de docente de Museologia.
A 5-2-2014, contava 892 membros e registava no arquivo 11 047 mensagens difundidas desde a primeira, em 19 de Dezembro de 2006.
            A Associação Portuguesa de Museologia galardoou, em 2011, a museum com o Prémio da Melhor Comunicação Online 2010.

            Como se verificara que, tanto na archport como na museum, surgiam amiúde notícias referentes a temas de História de Portugal não enquadráveis no mais normal conceito de Arqueologia, criou-se a histport, expressa e singularmente dedicada a essa temática.
            A sugestão fora, em boa hora, lançada por Mário Rui Simões Rodrigues, antigo aluno da Faculdade de Letras, aceite por mim e prontamente acolhida pelo Engº João Sá Marta. E também este foro se consagrou já como indispensável veículo de divulgação de iniciativas culturais, reuniões científicas, publicações e notícias que à História de Portugal digam respeito.
            No final da tarde de 05-02-2104, histport contava 665 membros e arquivara – desde a primeira, difundida a 15-10-2008 – 7741 mensagens.

            Numa época em que rapidamente é possível criar uma página no facebook ou aí divulgar um evento, as três mailing lists da Universidade de Coimbra continuam, porém, a merecer o maior carinho, patente no número crescente de adesões e de informações e debates que veiculam, cada uma na sua área temática específica. Por outro lado, como se criaram mecanismos de mui fácil acesso e de pesquisa por palavras-chave nos seus arquivos:
a informação fica ao dispor de todos em qualquer momento – e essa constitui, sem dúvida, uma das suas grandes vantagens.

Publicado em Via Latina [Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra] 11 2014 p. 91-93.

Sem comentários:

Enviar um comentário