terça-feira, 8 de julho de 2014

Técnicos de Multimédia… apresentam-se e são premiados!

             Decorreu, na noite de sábado, 5, no Auditório da Sr.ª da Boa Nova, na Galiza (Estoril), a gala do 6º Prémio Boomerang, relativo ao Curso Profissional de Técnico de Multimédia (Escola Secundária da Cidadela – Cascais).
            Presentes, a mais recente vereadora da Câmara, Catarina Marques Vieira, do pelouro da Juventude; a Chefe da Esquadra da PSP de Cascais, Ana Ribeirinho; o presidente da Junta de Freguesia Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares; e também, em representação do vereador da Educação, o director municipal Miguel Arrobas. E, claro, docentes, estudantes e seus familiares. De salientar o naipe de finalistas (33, se bem os contei!...) que fizeram questão em se apresentar… para uma gala que se preza – e foi mui agradável de ver-se! O auditório registou enchente, em noite que não vai esquecer-se!
            A sessão começou com acolhedora apresentação de um bailado por alunos da escola-sede, grupo que também viria a brindar-nos com mais um número no começo da 2ª parte.
            Timoneira deste barco e sua dinamizadora é, desde há vários anos, a Professora Teresa Campos, mui justamente homenageada no final da sessão com, nomeadamente, a projecção de imagens, em instantâneos do que tem sido esta actividade. Parabéns à sua enorme capacidade de aliciar os estudantes para uma área profissional de raro mérito e de cativar empresas que a vêm acompanhando, mediante a disponibilização de estágios que muito ajudam a completar, na prática, a formação teórica.
            Anote-se que o Agrupamento de Escolas da Cidadela tem, além do ensino regular – que vai desde o jardim-de-infância até ao 12º ano –, três cursos profissionais: este, de Multimédia, o de Turismo e o 3º vai começar, no próximo ano, o de Técnico de Salvamento e Socorro a Náufragos. Esta, por exemplo, uma das informações que Director do Agrupamento, Prof. José João Gonçalves, deu no momento de galardoar os melhores alunos desse ensino regular. Assim, referiu que, com a colaboração da autarquia, se lograram construir duas salas para o Jardim-de-infância de Murches (até aí a funcionar numa garagem); que se arranjou nova cobertura para o pátio da escola do Cobre; se inaugurou um campo de jogos com relvado sintético (notícia de que Cyberjornal se fez eco, na sua edição de 31 de Maio deste ano); dispõe-se agora de um auditório de 120 lugares; e participou-se no Ibercup 2014 (a escola cedeu as instalações para alojamento de participantes); enfim, concluiu, «continuamos a trabalhar para uma escola aberta à comunidade».
            E os prémios de excelência, destinados a galardoar o melhor aluno de cada ano foram para os seguintes estudantes: 5º ano, Diogo Silva; 6º ano, Beatriz Oliveira; 7º, Duarte Carrasco; 8º, Maria Sousa Nunes; 9º, Rita Barros Jorge; 10º, Salvador Gouveia (media de 19,6 valores!); 11º, Pedro Mendonça (19,4 valores!); 12º, Maria Raposo Marques.
            Estavam nomeados cerca de uma dezena de trabalhos em cada modalidade, de que um foi o distinguido nas seguintes modalidades, distribuídas por cada um dos três anos do Curso Multimédia: fotografia, curta-metragem e documentário, aplicação móvel, animação 2 D (que arrancou aplausos!), cartazes publicitários, melhor efeito visual, ficção (nesta categoria, por exemplo, o galardoado foi o filme ‘Doença silenciosa’, sobre a SIDA), logótipo, projectos BD, animações sobre o concelho de Cascais, portfólio, melhor site (esta era a PAP, prova de aptidão profissional, o trabalho final, prémio que Isabella Cunha emotivamente agradeceu).
            Foram também atribuídos prémios de mérito aos melhores alunos de cada ano do Curso de Multimédia: Henrique Leonês (1º ano), Renato Duarte (2º), Pedro Sequeira (3º). E Soraia Laibaças foi galardoada com o Prémio de Excelência, um prémio… absoluto!
            Enfim, uma noite especial, em que se sentiu comunidade – e esta é, sem dúvida, uma das grandes missões da Escola! A Escola que sabe exigir e sabe recompensar, incentivando!
            Parabéns!

Publicado em Cyberjornal, edição de 07-07-2014:

Sem comentários:

Enviar um comentário