sábado, 26 de janeiro de 2019

Ajudar seniores a serem mais felizes

             Uma das primordiais tarefas dos Centros de Dia consiste na possibilidade de, através de monitores ou voluntários, os seniores que os frequentam passarem os seus dias com a maior carga possível de bem-estar. Trata-se de um labor que implica, naturalmente, o empenho de toda a equipa, em sintonia plena. E se há, num Centro de Dia, alguém com importância maior esse alguém é – não haja dúvidas! – o utente, o merecedor de todas as atenções.
            Bem-vindas são, por conseguinte, todas as iniciativas que ajudem a tornar o dia mais breve, porque, estando ocupados, os utentes acabam por imaginar que, afinal, o tempo voa e é escasso!... Jogos, oficinas de artes plásticas, o grupo coral, o teatro, a dança são, pois, encarados como elementos imprescindíveis num Centro de Dia e mal andaremos se não houver da parte dos responsáveis abertura bastante para que tudo isso possa, de facto, acontecer, assim haja quem tenha disponibilidade e saber.
            Actividades várias se desenvolvem no Centro de Convívio do Bairro do Rosário. Recordo de ter lá visto, há três anos (se não erro), uma revista, levada à cena pelo dinamismo de António Chapirrau, que, devido às dificuldades, rumou para o Zambujeiro, em cuja colectividade local continua um trabalho para que se sente particularmente vocacionado e que muito gosta de fazer. Aí estreia no sábado, 19, a revista de sua autoria «Olha os Tomates Madurinhos!».
            Teresa Meira (mtvomeira@gmail.com)  – como, por diversas vezes, já aqui se salientou – pôs em prática, por seu turno, através da sua Line Dance, uma forma de levar os seniores a interessarem-se pela dança. Não uma dança qualquer, vistosa, mas o ritmo sereno do movimento pautado pela música. O objectivo é, de facto, alcançar-se assim, com facilidade e algum prazer, o fim almejado: pôr o sénior a mexer-se em conjunto com os demais, na graciosidade possível.
            Depois de ter estado, por exemplo, no Centro Álvaro de Sousa (Monte Estoril), levou a sua experiência, em regime de voluntariado, ao referido Centro do Bairro do Rosário. Pode ver-se o resultado alcançado o ano passado no vídeo que divulgou no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bZYJhw4qOfo
            Contudo, o desinteresse que ali se registou em torno das actividades desempenhadas pelos utentes acabaria por determinar o seu abandono. Está agora, a partir deste mês de Janeiro, de armas e bagagens – e também com grande parte dos sócios do Bº do Rosário – na Sociedade Recreativa e Musical Alvidense.
            Mais uma fase em que vai aplicar todo o entusiasmo que lhe conhecemos. Damos os parabéns aos dirigentes da colectividade por a terem acolhido. E estou certo de que, no final, se considerarão inteiramente reconhecidos e gratificados pelo acolhimento dado a Teresa Meira.

                                                                 José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, edição de 22-01-2019: http://www.cyberjornal.net/saude-e-solidariedade/saude-e-solidariedade/solidariedade/ajudar-seniores-a-serem-mais-felizes

Sem comentários:

Enviar um comentário