domingo, 20 de janeiro de 2019

Patrimoniices cascalenses 25

Ora então descubra lá
Onde é que isto está!

A resposta
                                                             Uma máscara de pedra em Janes

            Esta ‘máscara’, chamemos-lhe assim, está encastrada num pilar da entrada da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira.
            Segundo me informou o Sr. Lino Rodrigo, um «janiense» de alma e coração que muito se tem interessado pelos costumes locais, é obra de um canteiro algarvio.
            Creio que virei a ter oportunidade de saber algo mais sobre a data e a intenção com que ali foi colocada a escultura. Direi, em todo o caso, que, inclusive por influência de Lino Rodrigo, a colectividade de Janes muito tem prezado a salvaguarda das tradições locais, recuperando, inclusive, objectos da vida quotidiana que, por terem entrado em desuso, corriam sério risco de virem a perder-se.
            Não foi, pois, sem razão que, no âmbito da grande exposição «Um Olhar sobre Cascais através do Seu Património», levada a efeito pela Associação Cultural de Cascais em colaboração com o Município, no último trimestre de 1989, aí se instalou – no chamado «Museu de Ioanes»! – um dos núcleos dessa exposição, concretamente o que se referia ao mundo rural.
            Recorde-se que dessa exposição se publicaram três volumes de catálogo.

                                                                       José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário