quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

7 de Março de 1945!

           Como já tivemos ocasião de ver no programa reproduzido na passada edição, religiosamente guardado por Maria Helena Rodrigues (bem haja, Amiga!), houve, a 7 de Março de 1945, uma «récita em reprise» no S. Braz Cine, a cargo do Grupo Dramático da Sociedade Recreativa corotelense.
          Como corotelense, naturalidade que muito prezo, tenho de fazer ainda mais alguns comentários acerca desse programa.
            Primeiro, evocar uma época em que o sítio manifestava uma pujança cultural a rivalizar, se bem lembro, com Bordeira, a vizinha que já era do concelho de Faro, mas a que as gentes do Corotelo estavam intrinsecamente ligadas, até por laços matrimoniais. Uma sociedade ter Grupo Dramático não era para todas!
            Segundo: merece particular atenção o vocabulário utilizado. Para além da influência francesa estampada na palavra «reprise», veja-se só: «alta comédia desempenhada por duas gentis meninas»; a comédia tem «coros de camponeses e camponesas» e também os tem a opereta, que era «de um humorismo muito interessante»; chama-se «grandiosa» à revista «Cobras e Lagartos», com original de Aníbal Chaves Pinto; e o espectáculo é abrilhantado por «uma bela orquestra»! Que mais se haveria de querer!...
            Em terceiro lugar, o desafio aos nossos leitores: a identificação dos intervenientes. O Joaquim Martins Guerreiro, disse-me o nosso amigo Contra-Almirante Manuel Martins Guerreiro (a quem lhe perguntei se era da família) que seria o bem conhecido Jôquenito. Da Marieta da Luz Pinto ainda eu me lembro, aquelas lembranças de catraio, uma mulher bonita, como ela era… Morava na colina fronteira ao Cerrito onde eu nascera, a zona do Corotelo onde ‘pontificava’ o Zé Gil.
            E os outros? De Aníbal Chaves Pinto, por exemplo, o autor e também actor, tem de se
saber algo mais. O desafio aqui fica!

                                                                       José d’Encarnação
Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 267, 20-02-2019, p. 13.

Sem comentários:

Enviar um comentário