quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Pararam os trabalhos na 2ª circular, em Cascais!

             Está concluída a primeira fase das obras de abertura do segmento da 2ª circular desde a Avenida Engenheiro Adelino Amaro da Costa até à Rua de Santana, em Cascais.
            De facto, no passado dia 6, toda a maquinaria e os operários que, durante várias semanas, ali arduamente labutaram para conseguirem levar a cabo a abertura da estrada, foram-se embora, o que poderá subentender que terão sido dados por terminados os trabalhos desta ‘primeira fase’ da empreitada.
             Aguarda-se que, eventualmente e com o mesmo entusiasmo, à obra – cuja conclusão está prevista para este mês – novas máquinas e novos operários venham, a curto prazo, dar seguimento.

Um projecto de há 50 anos!
             Escusado será dizer quanto esta ligação detém importância para a circulação rodoviária em Cascais.
            Dela se falou, por exemplo, a 18 de Abril de 1969, aquando  da visita ao concelho do Ministro das Obras Públicas, Engº Rui Sanches. A 2ª circular, disse-se então, facilitaria o tráfego da baixa da Vila, uma vez que por ela se escoaria o trânsito em direcção a norte. No Relatório de Gerência da Câmara, datado de 31 de Janeiro de 1970 (p. 21), preconiza-se que «a Estrada Marginal fique ligada à 2ª circular por uma rodovia que seguirá ao longo da Ribeira das Vinhas». E o Plano de Actividades para 1970 (datado de 12 de Setembro de 1969), retomava a ideia do «arruamento do Vale da Ribeira das Vinhas até à 2ª circular».
            Note-se que, em ambos os documentos, se fala da 2ª circular como de algo já existente, o que não correspondia inteiramente à verdade. Nessa altura, a “2ª circular” era apenas a Av. Infante D. Henrique, no Bairro do Rosário, que ia da 25 de Abril (então Frederico Ulrich) até à Rua Joaquim Ereira; só mais tarde se completou a ligação à actual Rotunda dos Bombeiros, ligação cujo nome constitui, agora, justa homenagem ao actor Raul Solnado. O que, neste momento, está em causa é a continuação dessa Av. Raul Solnado até à Rua de Santana, entre o Alto da Pampilheira (vulgo, Bairro J. Pimenta) e o recém-inaugurado parque de estacionamento da Mobi Cascais.
            Trata-se, pois, da concretização de uma aspiração antiga. E se a passagem ao longo da Ribeira das Vinhas veio a considerar-se difícil do ponto de vista técnico e, até, ambiental, a possibilidade de, pela Rua José Florindo, parte significativa do trânsito que sobe a 25 de Abril poder vir a ser deslocada para a Rua de Santana em melhores condições de fluxo encara-se, na actualidade, como uma alternativa simpática.

O estado de adiantamento das obras

           As fotos que ilustram este apontamento (datadas da manhã de 13 de Fevereiro, quarta-feira) poderão dar uma ideia do estado de adiantamento em que os trabalhos se encontram e como virá a ficar a obra feita.
            Mostra a primeira a zona de ligação para a Adelino Amaro da Costa, vendo-se, em primeiro plano, ainda em terra batida e sem lancis, a ligação com a Rua Fernão Lopes (do Hospital da CUF), ligação que permitirá desanuviar grandemente o tráfego de viaturas dos utentes do hospital directamente para a Rotunda dos Bombeiros Voluntários.

     A segunda fotografia foi tirada para o lado oposto, o nascente. Mostra-se o que poderá vir a ser a grande rotunda de ligação com a Rua de Santana, que ora fica, quase escondida, a um nível muito abaixo do plano da rotunda ainda em terra batida e com as ‘cloacas’ verticais do saneamento básico bem à vista. Há, por conseguinte, a intenção de diminuir o elevado desnível da Rua de Santana, fazendo com que as viaturas mais facilmente ali circulem, sem sobe-e-desce.
         Uma palavra de louvor em relação a esse ingente trabalho levado a cabo num terreno bastante rochoso para se colocarem em profundidade as tubagens para o saneamento.
               A terceira fotografia mostra, por exemplo, o nível a que vão ficar as tampas dessas caixas do saneamento básico, estando em primeiro plano uma delas, provisoriamente tapada com uma palete. E vê-se, na quarta, a cuidadosa colocação dos lancis, em quase toda a extensão da subida.
            Não há dúvida que é de enaltecer o facto de, em tão pouco tempo, se ter avançado tanto. Recorde-se que, segundo o painel identificativo da obra, colocado na Rua de Santana, as obras deveriam terminar em Fevereiro. Esta «1ª fase» terminou antes do dia 6, uma vez que, a partir desse dia, não houve mais trabalho absolutamente nenhum.
            Levou-se a cabo uma obra ingente. Durante semanas, um labor gigantesco, porque se tornou necessário arrancar muitas pedras, atendendo a que se trata de uma zona muito rochosa; os operadores das máquinas trabalharam arduamente, inclusive aos fins-de-semana, praticamente sem horário, quase do nascer ao pôr-do-sol e até pela noite adentro.
            Louve-se, por conseguinte, o estado bem adiantado em que a empreitada ficou.

                                                           José d’Encarnação

            Publicado em Cyberjornal, edição de 13-02-2019:

Post-scriptum: Na terça-feira, 19, começaram as operações junto à Rotunda dos Bombeiros Voluntários, para a 'junção' dos dois pavimentos, que se encontravam a níveis diferentes.

20 comentários:

  1. Obrigada pela excelente explicação tudo claro e perfeitamente entendivel tão raro nos dias de hoje ! Aguardo a sua conclusão.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço as informações sobre o curso das obras no meu concelho e que servem, afinal, todos os leitores do Notas e Comentários. Haja alguém atento ao que se vem fazendo, tão oportuno nos reparos, como nos elogios quando há motivo...
    Não é só a clareza do discurso que me agrada, é também a oportunidade, o entusiasmo, a paciência vigilante.
    Um abraço de V. H.M.

    ResponderEliminar
  3. Então e agora? As obras estão aparentemente paradas desde Julho e já não aparece nenhum painel identificativo da obra. O que indicava Fevereiro de 2019 como data prevista de conclusão da obra, já desapareceu à muito, e o último painel que eu vi e que estava no lado da "rotunda dos Bombeiros" era um Aviso da CMC de Licenciamento de obras de urbanização de Novembro de 2018 que indicava 17 meses para conclusão da obra. Não se entende porque está tudo parado, uma vez que a Rua Santana (que é uma estrada de ligação bastante importante para Cascais) continua interdita ao trânsito e acho que só faltaria alcatroar essa parte para se poder circular nela, podendo depois a ligação à "rotunda dos Bombeiros" ser concluída mais tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José d'Encarnação
      quinta-feira, 5 de Setembro de 2019 08:43
      Estou de acordo consigo; mas, como sabe, há evidências que o Povo vê e que se revestem, depois, de grande 'complexidade'. Bem haja pelo apropriado comentário!

      Eliminar
  4. Obrigado pelo seu e-mail, Sr. José d'Encarnação. Provavelmente existem várias complexidades invisíveis ao olho comum mas, sendo esta uma obra pública (portanto paga por todos nós), acho que deveriam existir os tais painéis identificativos da obra, e ser dada uma explicação da razão da interrupção da obra, que nos impede de circular na Rua Santana (muito utilizada por mim) e que provoca enormes filas de trânsito em horas de ponta na Av. Adelino Amaro da Costa. Já reparei (no lado dos Bombeiros) que há muitos cabos e tubos à vista ainda sem destino, que poderá ser uma das razões do impasse. Lembro-me de que, há vários anos, aquando das grandes obras na Avenida (as "obras do Judas"), quando já estava tudo pronto para o alcatroamento, decidiram à ultima hora em assembleia na CMC de acrescentar a canalização do gás, que foi muito útil para os residentes locais, como eu. O que lhe pedia, Sr. José d'Encarnação, é que, como autor do artigo original, quando soubesse de alguma coisa, por favor nos contasse. Entretanto eu, numa altura em que a rede estava retirada, atrevi-me a entrar com o meu carro e percorrer e filmar parte dos novos arruamentos, que mostra também novos estacionamentos na parte de cima, como poderá ver no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=VgKdbXMdxJg .

    ResponderEliminar
  5. Muita maquinaria está desde ontem, dia 1 de Outubro, na nova estrada, tudo se preparando, portanto, para se lançar o revestimento do piso. É bem provável que, dentro de dias, o troço de ligação entre a A. Amaro da Costa e a Rua de Santana esteja em condições de ser inaugurado; seguir-se-á, naturalmente, o piso da Rua de Santana, cuja abertura tanta falta faz e tanta gasolina a mais faz gastar aos munícipes, com o consequente agravamento da poluição e do efeito de estufa. Todos estamos cientes disso e, por conseguinte, estão a ser feitos todos os esforços para que a situação melhore, para benefício de todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Estive por lá ontem a tirar fotografias e cheguei a pensar que fossem alcatroar ontem mesmo o piso na avenida. Fica, como diz, provavelmente para a semana. O piso da Rua Santana também acredito que o façam muito em breve, pois já estava pronto para receber alcatrão há semanas (acho eu...). Faz muita falta essa rua/estrada.

      Eliminar
  6. Consegue perceber porque é que a passagem da Rua Santana com a Rua José Florindo ficou obstruída ?
    Não parece fazer sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de saber. Só me ocorre que com o novo percurso tenham ocupado o terreno particular de alguém, que embargou a obra. O que não entendo é porque ninguém fala no assunto, a CMC (dono da obra) não esclarece nada nem põe cartazes no local da obra, e os jornalistas da região estão-se nas tintas para isto. Uma rua/estrada importante de Cascais obstruída (indeterminadamente?)e ninguém diz nada?

      Eliminar
  7. Pois. Para os moradores da zona e para quem vem de Cascais vai ser obriogatório passar na rotunda dos bombeiros,que já se encontra sobrecarregada de transito. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também moro por ali e costumava ir pela Rua de San'Ana a partir da Rua José Florindo para apanhar a autoestrada ou para ir ao Shopping. Estou convencido que o assunto se vai resolver pois está quase tudo feito. É só alcatroas os 150 metros que faltam e tirar os blocos que estão a obstruir a passagem junto à nova rotunda. Mas gostava na verdade de saber o que é que se passa. Talvez o Sr. José d'Encarnação, como jornalista local, pudesse fazer-nos o favor de investigar junto dos seus contactos e nos dissesse algo.

      Eliminar
    2. Obrigado pelas respostas.

      Rodrigo Paiva

      Eliminar
    3. Passei na rotunda dos bombeiros agora mesmo (a pé) e já tem novamente um sinal a impedir a entrada de carros na rua nova. No entanto, em sentido contrário, não há qualquer impedimento físico e vi vários veículos passar, incluindo a camioneta do lixo. Aquilo tudo parece estar abandonado ao "Deus dará" (não sei se é assim que se diz) e os sinais de proibição (que não são os específicos) são postos por uns e tirados por outros...

      Eliminar
    4. Passei na estrada nova à hora do almoço e estava uma retroescavadora na estrada que se encontra fechada.

      Eliminar
    5. Passei por lá agora e o tal sinal que estava lá ontem já foi abaixo e os carros já podem novamente descer a rua nova (e subir, tal como ontem). A tal retroescavadora estava cá em cima no parqueamento novo. Pareceu-me que poderá ter estado lá em baixo junto à rotunda nova a trabalhar no terreno com árvores, porque havia muita lama no alcatroado junto.

      Eliminar
  8. Já se circula nos dois sentidos, entre a Rua de Santana e a Rotunda dos Bombeiros Voluntários de Cascais (na Av. Engº A. Amaro da Costa), na 2ª circular, em Cascais. Toda a sinalização vertical e horizontal se encontra feita e a iluminação eléctrica a funcionar. Muitos automobilistas já estão, portanto, a utilizar essa artéria, que descongestiona, de modo especial, a chamada «rotunda de Birre» e também a Rotunda do Rancho C. C. da Sociedade Musical de Cascais, que, incompreensivelmente, continua a manter apenas três saídas, na medida em que a Rua Afonso Lopes Vieira só tem sentido de entrada. Inclusive a Carreira 409 da Scotturb, que faz a circulação Cascais - Encosta da Carreira e que, por motivo das obras, voltara a fazer o circuito 'descendente' pelo Bairro da Pampilheira, o faz agora pela artéria nova. A paragem para o Bairro da Assunção (no sentido norte-sul) mantém-se onde estava, mas, em sentido contrário, foi mudada para diante do quartel dos bombeiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. José d'Encarnação. Não nos respondeu porque é que o pedaço da estrada/Rua de Santana entre a Rua José Florindo e a rotunda nova continua interdita à circulação de veículos com uma barreira de blocos enormes de cimento à entrada da dita rotunda. Esse pedaço de estrada (uns 150 metros) está construído, faltando apenas alcatroar. Por favor, investigue e diga-nos a causa desta anormalidade e quando se prevê a abertura da via. Obrigado!

      Eliminar
    2. Não sei se alguém lê as minhas mensagens, mas aqui vai mais uma informação: Passei agora por lá e já deram uma primeira camada de alcatrão no troço que faltava. Também já retiraram metade dos blocos grandes de cimento que impediam a passagem de veículos(provavelmente para passarem as máquinas), e um carro médio já consegue passar à vontade, embora provavelmente ainda não seja permitido, embora não haja nenhum sinal a proibir.

      Eliminar
  9. Já sim senhor.
    E ontem estive com um amigo que me contou que na realidade o atraso na conclusão da estrada se deveu a um embargo por parte do antigo proprietário de um terreno.

    ResponderEliminar
  10. Por fim já está a estrada totalmente aberta ao trânsito. Ontem deram a 2ª camada de alcatrão no último troço, e hoje pintaram as linhas na rua, colocaram o resto dos sinais de direções, retiraram os sinais de proibido e a estrada foi aberta ao trânsito. Já la passei com o meu carro. Agora parece que estão a ajardinar aqueles terrenos lá à volta, pois estão a pôr terra boa nos terrenos e já plantaram umas árvores no lado da descida da rua nova. Lá em baixo junto à rotunda nova o terreno é muito grande portanto se calhar fazem lá um jardim bonito. Esperemos que sim!

    ResponderEliminar