quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Patrimoniices cascalenses 26



Placa do ACP a indicar Murtal

            Tem inteira razão José Santos Fernandes, aliás, outra coisa não seria de esperar dele, que tão bem conhece a zona e, ainda por cima, nessa rua morou.
            É verdade: a placa mandada colocar pelo Automóvel Clube de Portugal, a indicar a direcção para o Murtal, está em «S. Pedro do Estoril, junto à Marginal, fim da R. 9 de Abril».
            E perguntar-se-á, porventura, que é que tem isso de especial para ser alvo de curiosidade nas Patrimoniices Cascalenses?
            É porque, como frisaram também alguns dos comentadores da pergunta, se trata mesmo de um património! Como assim? Muito simples: a Rua 9 de Abril não tem ligação para a Marginal, mas tem – pasme-se! – para a Rua de Cascais, também ela assinalada com azulejo do ACP. A Marginal cortou a saída para a artéria que daí saía em direcção a Cascais e por onde deveria passar-se para ir ao Murtal.
            Houve, por conseguinte, noção clara por parte dos proprietários das casas onde essas placas estavam de que eram, na realidade, uma memória a não perder, a fim de os vindouros saberem como, nos primórdios do século XX, era feita a circulação por essas bandas cascalenses.
            Claro, aproveita-se a ocasião para sugerir a quem, passeando-se por esse Portugal profundo, veja dessas placas as fotografe, dando uma ideia do prédio em que estão, porque esse era, nessa altura, aquele que marcava o início da povoação.
            O ACP e eu próprio fiamos gratos!

                                                           José d’Encarnação


Sem comentários:

Enviar um comentário