domingo, 29 de junho de 2014

25 anos da Legião da Boa Vontade

            Sabemos quantas instituições operam hoje por esse país, a tentarem superar as dificuldades cada vez maiores não apenas dos chamados ‘mais necessitados’, mas sobretudo, ouso dizê-lo, da anterior ‘classe média’, esvaziada de meios para subsistir, porque tudo se desmoronou muito de repente, sem pré-aviso: o desemprego, o drástico abaixamento dos montantes de pensões de reforma, sustentáculo dos anciãos e, através deles, dos mais novos a quem a perspectiva de vida está a ser negada…
            O Centro Social da Legião da Boa Vontade é uma dessas instituições particulares de solidariedade social, sem fins lucrativos, educacional e cultural. Presente em Portugal há já 25 anos, actua nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra e propôs-se realizar os seguintes programas socioeducacionais, que visam não só minorar algumas carências imediatas no que respeita a bens essenciais, como também fomentar, através da formação, valores tão importantes como a solidariedade, a educação, a cultura e cidadania:
·  Programa Sorriso Feliz – Propagar a adopção de uma rotina diária de saúde oral.
·  Programa Ronda da Caridade – Trabalho itinerante de apoio ao sem-abrigo.
·  Programa Viva Mais! – Promoção de qualidade de vida activa na terceira idade.
·  Programa Semente da Boa Vontade – Apoio à criança e ao adolescente, prestando apoio pedagógico, afectivo e alimentar.
·  Programa Cidadão Bebé Apoio a futuras mães, gestantes e seus bebés até um ano de idade.
·  Programa Um Passo em Frente – Destinado a núcleos familiares carenciados com elevado número de crianças e famílias monoparentais, distribuindo 100 cabazes, mensalmente.
            Às famílias que se encontram em situação de extrema carência, atendidas no Programa Um Passo em Frente, e também aos idosos, utentes no âmbito do Programa Viva Mais, são periodicamente entregues cabazes alimentares. O custo com cada família, consubstanciado na entrega do cabaz de bens alimentares essenciais, é estimado em 50,00 € (cinquenta euros).
            Como todas as instituições congéneres, o Centro Social da Legião da Boa Vontade vive da solidariedade. O atendimento ao colaborador é feito através do telefone 217 931 113 e os contactos também podem concretizar-se através do e-mail: lbveuropa@lbv.pt.
            Na página www.lbv.pt se encontrará informação complementar de interesse para quem deseje saber mais ou, de modo especial, para quem se disponibilize a integrar o rol dos participantes nesta obra de bem-fazer.

Publicado em Cyberjornal, edição de 28-06-2014:

Sem comentários:

Enviar um comentário