quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Livro da são-brasense Doutora Maria Manuel Valagão está nomeado

            O livro «Algarve Mediterrânico – Tradição, Produtos e Cozinhas», de Maria Manuel Valagão, Vasco Célio e Bertílio Gomes, publicado em 2015 pela editora Tinta da China, foi considerado uma obra-prima e ficou qualificado, em Maio passado, entre os três melhores livros, a nível mundial, em todas as categorias, pelo júri da Gourmand World Cookbook Awards, entidade, presidida por Edouard Cointreau, que avalia o que, no mundo inteiro, se publica no âmbito da gastronomia.

            Traduzido para língua inglesa, também esta tradução recebeu um galardão, o livro foi agora nomeado para competir com os melhores livros de todas as regiões do Mundo nessa categoria. A cerimónia em que se anunciará o vencedor vai decorrer em Yantai, na China, a 27 e 28 de Maio, por ocasião da sessão anual da Gourmand Awards.

            Maria Manuel Valagão, natural de S. Brás de Alportel, doutorou-se, em 1990, em Ciências do Ambiente, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1990). Investigadora em Sociologia da Alimentação e Ambiente no Instituto Nacional de Recursos Biológicos (1976-2009) e no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, tem pugnado nas suas obras pela defesa da alimentação típica nacional, nomeadamente com recurso aos produtos naturais e às «ervas» que antigamente tão bem condimentavam os comeres, que foram abandonadas e, agora, voltam a estar na moda, nomeadamente no que internacionalmente e com certo pretensiosismo se tem designado comida «gourmet». Conta entre as suas obras mais representativas: «Tradição e Inovação Alimentar. Dos recursos silvestres aos itinerários turísticos» (Edições Colibri, 2006) e «Natureza, Gastronomia & Lazer (Plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares)», também de Edições Colibri (2010). Logo os títulos são deveras significativos!...


                                                                       José d’Encarnação


Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 242, 20-01-2016, p. 9.

Sem comentários:

Enviar um comentário