sábado, 27 de outubro de 2018

As obras na 2ª circular, em Cascais

            Continuam em bom ritmo as obras no leito do ribeiro do Cobre, junto à Rua de Santana, em Cascais.
            O ribeiro passará canalizado sob essa via, tendo-se previsto ampla capacidade de escoamento das águas mesmo em altura de grandes enchentes. Haverá uma rotunda no entroncamento da Rua de Santana com o final da 2ª circular, que desce da Pampilheira, com as dimensões adequadas não apenas à intensidade de tráfego que se espera, mas também para constituir um refreador de velocidade, atendendo a que, situando-se num vale, há a tendência (hoje verificada) de se excederem os limites aconselhados.
            Pensa-se que a dinâmica imprimida aos trabalhos poderá prender-se com a necessidade premente de melhor se regularizar o tráfego junto ao Hospital da CUF Cascais, designadamente na Rua Fernão Lopes, cuja continuação até à Rua Pedro Reinel, no Alto da Pampilheira, consta em cartas camarárias (veja-se planta em anexo). Por outro lado, a inauguração, na Av. Engº Adelino Amaro da Costa, da super-esquadra da PSP, que poderá vir a ocorrer antes do Natal, postula maior disponibilidades de acesso e saída para a zona do interior do concelho, o que com a 2ª circular concluída melhor se obterá.
            A fotografia que se junta, tirada ao começo da manhã de sexta-feira, 26, a partir do novo Parque de Estacionamento da Pampilheira, no sentido poente-nascente, ao lado do trecho da 2ª circular em execução, mostra como progride a passos largos a terraplanagem das terras que ali estão a ser depositadas. Desta sorte, a ideia que chegou a pôr-se de haver necessidade de um viaduto foi abandonada, por se lograr alcançar um desnível não muito acentuado.
            Pela Rua de Santana – que é, neste momento, uma artéria bem movimentada e perigosa, devido às referidas velocidades excessivas que nela facilmente se praticam – poderá aumentar, naturalmente, o fluxo de tráfego que hoje regista, mas passará a circular-se com maior segurança e mais facilmente, sem dúvida.
                                                           José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, edição de 2018-10-26:
Instantâneo das obras na manhã do dia 2


           

2 comentários:

  1. Boa tarde , sou moradora na Rua de Sant'ana que inflizmente se era perigo antes depois das obras esta rua veio um caos , velocidade sem regras aumento de camioes a ponto de fazer estremecer as casas mais carros e entao as lombas de Plastico que instalaram sempre pensei que trazia bons resultados imflizmente aumentou o barulho e os saltos ,pois moralmente e psycologicamente tudo se agravou para nos moradores da rua de Santana , gostaria de ser contactada ,porque a lomba que se encontra a menos de 1 m da minha porta de entrada repito é um perigo , poupem nos tenham pena de nos , obrigado, Deolinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssima Deolinda. Acabo de dar conhecimento à Câmara deste seu comentário, que agradeço. Para a contactarem, carecem, como imagina, dos seus contactos. Percebo que os não queira dar publicamente. Pode comunicar-mos, se assim o entender, pelo meu email jde@fl.uc.pt, que eu os transmitirei a quem de direito.

      Eliminar