sábado, 23 de março de 2019

Escola Primária dos Vilarinhos

              Maria Helena Rodrigues teve a gentileza de me enviar mais um documento daqueles que, perdidos numa gaveta, se revestem, afinal, caso se não deitem fora, de grande significado, mormente para a história local.
            Desta feita, a cópia a papel químico, como então era de uso, do programa previsto para o domingo 11 de Agosto de 2002. Uma comissão, constituída pela Zéa, pela Sanchinha, pelo Armando Romão, pelo Joaquim Gomes e pelo Luís Gonçalves de Brito, decidiu promover um almoço de confraternização entre os alunos da década de 40 da antiga Escola Primária dos Vilarinhos.
            Para além da reprodução da fotografia do edifício da escola, houveram por bem pôr os retratos das professoras: Juliana Rosa Soares, nascida a 10-07-1899 e falecida a 29-06-1984, e Adelina da Conceição Carvalho Lourenço (1902 – 1949).
            Houve missa de acção de graças na igreja de S. Romão e depositaram-se flores nas campas das professoras e dos alunos.
            Não transcrevo a ementa do Restaurante Zé Dias, para não aguçar o apetite (pois essas iguarias ainda hoje lá se servem, está bem de ver!...), mas gostaria de sublinhar uma frase que é bem nossa e que, no meio das palavras e das frases correntes emprestam um toque de intimidade que certamente não terá faltado nesse reencontro de seniores: o bacalhau com natas foi acompanhado com… saladinha de alface! Um mimo esse diminutivo!
            E outro pormenor me chamou a atenção: o preço vinha em euros e em escudos! Porventura essa conversão poderá ter assustado alguns: 3 contos!!! Eu vou dar 3 contos por um almoço!? Não, amigo, foram só… 15 euros!
            Não esgoto hoje o assunto, não! É que, no verso da folha, estão surpresas de que na próxima crónica é obrigatório fazer-me eco!
                                                                                  José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 268, 20-03-2019, p. 13.



Sem comentários:

Enviar um comentário