sábado, 2 de março de 2019

Um olhar sereno sobre as paisagens indianas…

              Amiúde deixamos escapar oportunidades. Ou porque as desconhecemos ou porque ninguém nos incitou a aproveitá-las. Vou incitar a não se deixar escapar uma, porque – até 31 de Março! – ainda se poderá visitar, no Museu do Oriente (Doca de Alcântara – norte), a exposição feita em colaboração com a Embaixada da Índia, que reúne setenta e sete pinturas em aguarela e têmpera, da autoria de Bireswar Sen (1897-1974), «um dos mais importantes artistas paisagistas da Índia Moderna».
            As obras integram a colecção, até agora praticamente desconhecida, da Galeria Nacional de Arte Moderna (NGMA) da Índia.
            Intitulada Reflexões: Homem e Natureza. Pinturas de Bireswar Sen, a mostra está dividida em quatro secções: “A magnificência da Natureza”, “Exploradores”, “Espaços do Sagrado” e “O Ritmo da Vida”. Logo as designações nos deixam imaginar quanto o génio de Bireswar Sen nos transporta para além da Natureza, porque, nos seus pequenos cartões de papel, contribui eficazmente para que nos deixemos maravilhar e sentirmo-nos grãos de areia na imensidão dos Himalaias.
            Aliás, lê-se, no texto que acompanha a exposição, a opinião que o escritor M. S. Randhawa exarou no seu livro “The Himalayas”, a propósito das pinturas de Bireswar Sen:
             «Nestas miniaturas, ele captou de forma eficaz os evanescentes humores da natureza – breves aguaceiros, clarões do pôr do sol, que aparecem num momento para logo desaparecerem para sempre, a brilhante luz do sol em folhagem da cor de ferrugem, nuvens que se formam e reformulam em todos os tipos de formas fantásticas, e a aproximação de nuvens carregadas da monção Indiana».
            Bom pretexto, por conseguinte, para uma deslocação até Alcântara.
            HORÁRIO
            Terça-feira a domingo: 10.00-18.00
            Sexta-feira: 10.00-22.00 (entrada gratuita das 18.00 às 22.00)
            O acesso às exposições só é permitido até 30 minutos antes do encerramento.

                                                                       José d’Encarnação


Sem comentários:

Enviar um comentário