sexta-feira, 29 de março de 2019

Uma padaria na 'villa' romana de Freiria!

            Uma das áreas de mais difícil interpretação da villa romana de Freiria (S. Domingos de Rana Cascais) foi o que denominámos «as grandes termas do Sul», por serem de ‘termas’ as estruturas mais visíveis e e mais bem reconhecíveis.
             Verificara-se, contudo, desde o primeiro momento dos trabalhos, que o local sofrera as mais diversas modificações ao longo dos tempos, mesmo durante a época romana.
            Havia, por outro lado, aquela lenda de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda, que dissera à pastorinha com fome: «Vai às terras de Freiria e lá encontrarás uma padeira. Pede-lhe pão!». Teriam sido, imagina-se, mais ou menos estes os termos usados pela Senhora. E a pastorinha foi e, como se adivinha, o milagre da multiplicação dos pães aconteceu: quanto mais pães lhe dava, mais pães surgiam na fornada!...
            Havia as modificações nas estruturas arqueológicas, havia a lenda… Será que se encontrariam vestígios de um forno de cozer pão?
            Encontraram-se.
       
          E, juntamente com uma nossa colega, a Doutora Macarena Bustamante-Álvarez, da Universidade de Granada, o Doutor Guilherme Cardoso deu agora a conhecer os pormenores, que poderão ler-se – certamente com agrado – acedendo ao artigo «Un pistrinum en el ager de Olissipo. El complejo artesanal del asentamiento rural de Freiria (Cascais, Portugal)», publicado no nº 28.1, de 2019, p. 157-172, de SPALRevista de Prehistoria y Arqueología de la Universidad de Sevilla, mediante o atalho que lhe dá acesso: http://dx.doi.org/10.12795/spal.2019.i28.07 .

                                                           José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, edição de 25-03-2019:
http://www.cyberjornal.net/cultura/cultura/historia-e-patrimonio/uma-padaria-na-villa-romana-de-freiria

1 comentário:

  1. Quantas mensagens do passado as pedras da "villa" romana de Freiria nos revelam.
    Vou ler o artigo do Doutor Guilherme Cardoso e da Doutora Macarena Bustamante-Álvarez com muita curiosidade. Bem haja pela informação. - VMH

    ResponderEliminar