quarta-feira, 20 de março de 2019

Nem sempre a ganância é rainha!

             Claro, o pobre desconfia sempre quando a esmola é grande. Mas regozija-se enquanto a esmola existir!
            Assim, os utentes do Centro de Distribuição Postal de Cascais (Pampilheira) e da respectiva loja dos CTT, do Hospital CUF Cascais, do Centro de Inspecções Automóveis, das várias oficinas mecânicas e de um centro de artes marciais por a Mobi Cascais ter transformado um terreno abandonado, na Rua Fernão Lopes, em mui agradável parque de estacionamento de acesso livre. Congratulamo-nos! E nunca será de mais congratularmo-nos!
O novo parque de estacionamento, na Rua Fernão Lopes (Pampilheira - Cascais)
            Há na mesma rua – mas sem acesso por ela – um outro parque, dito «informal», poeirento, que incomoda grandemente os vizinhos, e tem-se a secreta esperança, primeiro, que venha a fazer-se o acesso pela Rua Fernão Lopes e, segundo, que o piso se torne menos… poeirento.
            E… a ganância, amigo, não queria falar de ganância?
            É verdade, ia-me esquecendo! Queria só ficar com as coisas boas…
            Essa diz respeito a uma atitude completamente oposta: na Estrada do Guincho (a Nacional 247, que, ao que parece, terá passado para a dependência da Câmara), junto a uma assaz apreciada zona de lazer, aonde os munícipes vão para tomar um café, para almoçar ou, simplesmente, para, numa leitura, sorverem a longos haustos os bons ares do mar ou, até, para fazerem umas compritas nas agradáveis lojas que lá há – estou a falar, entende-se, da Costa da Guia, sobre a falésia… – decidiu a empresa municipal Mobi Cascais, decerto com a complacência de todas as forças políticas (não dei conta, mas posso estar distraído, de que alguma tenha protestado…), decidiu pôr… parquímetros!
            Não lembrava ao Diabo, que tem ali bem perto a sua Boca do Inferno e o restaurante que antigamente dava pelo nome de Casa do Diabo, nem aos mortos que repousam um pouco mais acima no cemitério, não lhes lembraria plantar ali parquímetros. Pois à empresa municipal, pobrezinha como está, alembrou angariar ali umas moedinhas…
            Claro: a intenção é óptima! Está ao lado a tenda de aluguer das bicas. É de aproveitar! Mais saudável em todos os aspectos, pois então! Vai uma pedalada?

                                                                                  José d’Encarnação
Publicado em Cyberjornal, edição de 20-03-2019:

Sem comentários:

Enviar um comentário