terça-feira, 27 de junho de 2017

Os fogos e a comunicação

            Permita-se-me que, perante o facto – hoje confirmado – de ter havido falta de comunicação e esse ter sido um problema nos fogos que atingiram o Centro do País, problema que pode pôr-se também em caso de inundações ou de tremores de terra, ponha à consideração o seguinte: a importância das rádios locais!
            Em meu entender, todas as pessoas de uma região deveriam saber o contacto da ‘sua’ rádio local, porque será ela que, em tais emergências, por melhor conhecer o terreno, pode dar as informações mais ajustadas.
            Para isso, há que providenciar dois equipamentos, pelo facto de, amiúde, faltar a electricidade e as antenas de telecomunicações também avariarem: urge fazer uma campanha para que haja em cada casa um pequeno transístor (que funciona a pilhas, como se sabe) e que cada emissor de rádio local seja provido de um pequeno gerador autónomo de energia eléctrica, para poder continuar a funcionar, mesmo quando a rede eléctrica for abaixo.
            Assim as rádios locais cumpririam com maior eficácia a sua função de criar comunidade e fomentar a necessária solidariedade entre as populações que servem.
                                                                       
                                                                        José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário