sexta-feira, 16 de maio de 2014

Viajar pelos caminhos da literatura

            Todos os pretextos são bons para aliciar as gentes a sentirem o prazer da descoberta. Nisso, aliás, se deve distinguir o operador turístico ou quem, nos mais diversos níveis, procura valorizar uma região, mediante a criação de mui singulares atractivos.
            Fiquei, por isso, mui bem impressionado quando mão amiga me ofereceu a recente reedição (2013) de Viajar com… Eça de Queiroz. De 64 páginas ilustradas, edição de Opera Omnia, em formato metade A4, o livro insere-se no projecto da Direcção Regional de Cultura do Norte subordinado ao tema «Viajar com… Os Caminhos da Literatura». A ideia é incitar o leitor a programar uma viagem fazendo-se acompanhar, a par e passo, com as descrições que reconhecidos escritores portugueses nos deixaram da paisagem e dos monumentos. No caso vertente, Laura Castro, a autora, recortou passagens dos livros de Eça de Queirós que nos levam a apreciar melhor o que vemos, porque aí somos enriquecidos com as próprias impressões que o escritor outrora sentiu. Tormes, por exemplo, lugar paradigmático d’As Cidades e as Serras, é, pois, revisitado. E a Régua. E o Douro: «Na viagem que Jacinto e Zé Fernandes realizam vindos de França e Espanha, observam, depois da entrada em Portugal, o curso do rio Douro com o tráfego dos barcos rabelos, a vista sobre as quintas, a grandiosidade da paisagem. A paragem na Régua é objecto de referência especial» (p. 35). E lá está, a ilustrar, a via-férrea em primeiro plano e o Douro ao fundo; depois, a transcrição do texto.
            Nem sempre, porém, o livrinho é elucidativo e o ‘casamento’ texto / imagem / transcrição necessitaria, aqui e além, de maior ajustamento, mormente com inclusão de significativas legendas; como se me afigura ser de interesse a inclusão de um mapa, ainda que esquemático, a dar ideia do percurso sugerido.
            Louve-se a iniciativa, cuja valia é sobejamente autenticada pelo êxito até agora obtido. Na verdade, a uma 1ª série (esgotada) de dez autores (Aquilino, Eça, Torga, Junqueiro, Régio, Camilo…) até 2006, seguiram-se, até 2010, mais seis, entre os quais ora se incluíram igualmente escritores que bem sentiram o rincão duriense, como António Cabral, Domingos Monteiro, Pina de Morais…
            Viajar com… Eça de Queiroz está dividido em quatro partes: 1. Um breve retrato (do autor e da obra); 2. Espaços de inspiração; 3. Topografia literária; 4. Nas entrelinhas da escrita.
Publicado em Observatório de Turismo (Newsletter 07, 16.05.2014), do Departamento de Turismo (FCSEA – ULHT).
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário