quarta-feira, 21 de junho de 2017

Brisas do Sul completou 20 anos!...

             Luís Gerardo Viegas Viegas, director do jornal Brisas do Sul, que se publica em Olhão, congratulou-se, em texto publicado no facebook, a 29 de Maio último, com o facto de o seu «jornal regional de defesa dos interesses e valores algarvios» ter completado a bonita idade de 20 anos, o que, no quadro da imprensa local e regional, é digno de nota. Como jornalista de âmbito regional há mais de 50 anos, não posso deixar de me congratular, tanto mais que chegara a soar a notícia de que Brisas do Sul dera por finda a sua missão, o que não nos admiraria, atendendo à falta de interesse e mesmo, amiúde, de oposição, que a imprensa local é alvo por parte das entidades públicas e privadas.
            Adérito Vaz chegou mesmo, na edição de Março do nosso jornal, a manifestar o seu pesar, porque – se tal fosse verdade – esse poderia ser mais um passo «a acelerar a diminuição da imprensa regional, que está cada vez mais reduzida».
            Acentuou Adérito Vaz o que foi o esplendor, nesse domínio, da década de 80, em que, através da imprensa local e regional, se fomentou comunidade, se estreitaram laços entre os locais e os emigrantes, por exemplo, que anseiam – tal como os soldados em África ansiavam – pela chegada do jornalzinho que lhes trazia notícias da sua terra e dos seus vizinhos. Podia o seu conteúdo ser pobre, assinala A. Vaz, podiam alguns chamar-lhes pasquins, o certo é que a função de imprensa local e regional assumia – e assume, enquanto deixarem alguns perdurar! – um papel fundamental na vida de todos nós. Também as rádios locais vão fechando. E lembro-me de ter estado no Rádio Clube de Monsanto, cujo director, o meu amigo Prof. Joaquim Manuel da Fonseca, me dizer «Veja lá se pelas Lisboas me consegue arranjar alguém que venha tomar conta disto, eu vendo, que já estou cansado, é toda uma vida…».
            Tempo houve em que os autarcas compreendiam o significado da imprensa local, como veículo das necessidades da população que os elegeram. Cedo passaram, porém, a querer instrumentalizá-la e a fazer todos os possíveis para a aniquilar, caso não fosse da sua ‘cor’ política. Tristes autarcas. Triste país!...
            Brisas do Sul soube resistir; Noticias de S. Braz também! E assim vamos defendendo, «com sangue, suor e lágrimas», os interesses e os valores algarvios!

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 247, 20-06-2017, p. 11.

1 comentário:

  1. Com os melhores cumprimentos, desde já agradeço as vossas palavras que ainda vão dando ânimo para continuar.

    LUIS GERARDO VIEGAS
    JORNAL BRISAS DO SUL

    ResponderEliminar