terça-feira, 28 de maio de 2019

Patrimoniices cascalenses - O oratório a Santa Rita de Cássia


Fig. 1
           Pois é verdade: o que se mostrou foi apenas a parte de cima (Fig. 1) do oratório erguido em honra de Santa Rita de Cássia (fig. 2), na encosta poente do Vale de Santa Rita, em S. João do Estoril, a caminho já do Alto do Estoril.
            Santa Rita de Cássia, cuja festa litúrgica se celebra a 22 de Maior, nasceu perto de Cássia, na região italiana da Úmbria – daí o nome por que é conhecida. Uma das santas mais veneradas, mormente em casos de aflição extrema, difíceis, menos nos de amor.
            Como reza a placa afixada junto ao oratório (Fig. 3), a iniciativa da sua construção deve-se ao grupo desportivo Estoril Atlético Clube (que tem campo de futebol em baixo) e aos donativos de «pessoas de boa vontade», a 1 de Julho de 1972.
            Escrevi «Vale de Santa Rita». Dir-se-á que «faz todo o sentido!»: o vale chama-se de Santa Rita e, por isso, nada mais natural do que ali erigir um memorial de devoção à santinha milagreira, onde podem depositar-se flores e velas.
            Pois foi um equívoco, que não faz mal nenhum, diga-se desde já. É que a designação do vale nada tem a ver com Santa Rita de Cássia, mas sim com a família Santa Rita, notável pelos seus arquitectos: António José de Santa-Rita (1938-201) e João Santa-Rita, por exemplo. Família que esteve ligada ao urbanismo desse vale.
            Confessemos, porém, que nem os Santa-Rita nem a santinha se ralam nada com isso!

                                                                       José d’Encarnação


Fig. 2

Fig. 3

1 comentário:

  1. O que se aprende neste blog! Então o Vale de Santa Rita, que deve o nome à família de arquitectos que participaram na sua urbanização, acolheu a construção de um oratório em honra da santa com o mesmo nome, por iniciativa do Estoril Atlético Clube, com donativos de anónimos...
    Não há como a convivência pacífica entre pessoas e as suas várias crenças, para se criar nichos de vida harmoniosos.
    Bem haja, Prof. Doutor Encarnação, pelos ensinamentos.
    Com um abraço do amigo Hernández.

    ResponderEliminar