domingo, 24 de novembro de 2024

Apanhar uma aberta!

             – Olha, apanhei uma aberta e escapei-me!
            Atentei no que acabara de dizer e pensei em dois aspectos do nosso quotidiano, para além da natural alegria de termos chuva num Algarve que dela tão precisado andava:
– Primeiro, no significado da palavra «olha», neste contexto, que não é propriamente o do verbo ‘olhar’, mas sim, neste caso, uma palavra-bordão, daquelas que usamos para iniciar uma conversa, sem terem um significado preciso, uma locução verbal, poderia chamar-se; noutras circunstâncias, porém, «olha» funciona como chamada de atenção: «Olha lá, não te molhes!».
– Depois, no significado da palavra «aberta», intervalo se imagina curto entre duas chuvadas; não se apanhou nada, concretamente, como quem apanha uma sova ou um graveto do chão, mas aproveitou-se.
Ambos os exemplos me levaram a duas outras reflexões: à necessidade de continuarmos a usar as nossas palavras lídimas, as que os nossos avós nos transmitiam e a ensiná-las às nossas crianças; e, por outro lado, a uma preocupação de irmos explicando essas palavras à comunidade estrangeira com que já diariamente convivemos.
Quantas das nossas crianças saberão hoje o que é uma morrinha, cacimbar, «agora, está sereno», chuva de molha-tolos? Se, nesse âmbito, quisermos ir mais longe, até poderemos falar do tempo de cacimbo em África; ou da «morriña» galega, aquela tristeza que, qual saudade, por nós perpassa quando sentimos a falta de alguém.

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Notícias de S. Braz [S. Brás de Alportel], nº 336, 20-11-2024, p. 13.

O retiro

            Está a ouvir-se bastante esta palavra ‘retiro’.
            No tempo da minha formação, ‘retiro’ significava a semana em que um grupo de jovens, devidamente orientado, se retirava para um lugar isolado – amiúde, um convento ou mesmo uma ‘casa de retiros’ – para, em reflexão, pensar no seu modo de vida e na forma de o melhorar e mais confortavelmente corresponder ao que almejavam ser os objectivos das suas vidas.
            Ouvi-a, há dias, no programa do Herman: Cuca Roseta preparava-se para ir fazer um retiro na Índia. O Oriente, berço de religiões como o Budismo, o Bramanismo… parâmetros de vida em que se privilegia o autodomínio, o pensamento disciplinado a disciplinar os nossos gestos e emoções.
            O Prof. José Mattoso, após uma vida bem activa de historiador, antecedida, como foi, da reclusão monástica, retirou-se para uma aldeia perdida nos arredores de Mértola. Meu amigo e colega João Roque, aposentação chegada, regressou à terra natal, Calvos, bem no interior beirão, para viver o contacto diário com a Natureza e a agricultura – e desse gozo nos dá conta nas suas crónicas.

            Soube o imperador romano Augusto, no século I, rodear-se de poetas para lhe amenizarem as dores da governação. E lá esteve Ovídio, por exemplo, a cantar as delícias do campo, mezinha segura contra as irrequietas maleitas urbanas. No século IV, isso compreenderam melhor os cidadãos romanos e deram em refugiar-se nas suas casas de campo, as villae, bem adornadas de mosaicos com requintadas cenas da mitologia antiga para lhes dar recreação e redobrada atenção aos agrícolas lavores. Muito mais tarde, não foi ao seu retiro de Vila Viçosa que os conjurados de 1640 tiveram de ir buscar o Duque de Bragança, que aí procurava pôr em prática o que D. Francisco Rodrigues Lobo preconizara no seu livro A Corte na Aldeia, publicado em 1619?
E não estão agora de moda, nas televisões, os programas a mostrar famílias que decidiram aproveitar os campos de seus antepassados e aí cultivarem, aperfeiçoando procedimentos ancestrais, não apenas o que era habitual mas também produtos inovadores? E não se mostram imagens serenas desse novo viver, em que não falta uma carícia aos animais que, serenamente, ali com os humanos agora convivem? E há um lento passeio de burro ou a caminhada logo pela manhã ou quase ao sol-pôr a ganhar forças ou a sorver, a longos haustos, a pureza de um ar despoluído…

                                                    José d’Encarnação

Publicado no jornal Renascimento (Mangualde), nº 871, 15-11-2024, p. 10.

sábado, 19 de outubro de 2024

Os nomes das ruas

             Não, longe de mim a ideia de substituir-me a António Cabral, que, mui religiosamente, mantém a sua oportuna rubrica «Olhar a toponímia» no nosso Notícias de S. Brás. Oportuna, porque ajuda a criar comunidade, na medida em que, recordando os nomes das ruas e das terras, as pessoas sentem tudo muito mais próximo, muito mais nosso.
            Permita-se-me, porém, que, como historiador da cultura, realce a importância que a cronologia detém neste âmbito; ou seja, a resposta à pergunta:  por que razão a esta rua foi dado esse nome?
Repare-se, a título de exemplo, no caso citado pelo nosso prezado António Cabral na edição de Setembro: Maria Bárbara Louro morreu em 1929; o seu nome foi dado à rua em 12-01-2016, quase 100 anos depois! Porquê? Que é o que diz a ata nº 1/2016, da reunião camarária em que tal decisão se tomou? Só tantos anos passados se lembram da senhora, porquê?

            Veja-se o exemplo desta rua de Beja, que a figura mostra.
Século XIX adiante, ainda não havia placas nos arruamentos, era a Rua dos Mercadores. Ali se faziam os negócios, ali se ajuntavam os burgueses. Mais tarde, os mercadores perderam o seu ar de ambulantes e estabeleceram-se; vai daí, o povo deu em chamar-lhe a Rua das Lojas. Vieram depois as danças e contradanças da I República, hoje está no poder um partido, amanhã está outro, e a população acaba, em determinado momento, por depositar em Afonso Costa as suas sempre adiadas esperanças. Vitoriaram a sua subida ao poder e nada melhor do que afixar o seu nome na artéria mais frequentada da cidade, que se tornou, por isso, a Rua Dr. Afonso Costa. E não se esqueceu o seu título académico, como garantia de validade!
Está a tornar-se comum esta mui louvável atitude de dar conta dos nomes antigos. A praça principal de Coruche tem, na sua placa toponímica, um bonito azulejo: Praça da Liberdade / antiga / Praça 5 de Outubro / e / Praça do Comércio. Em três penadas, mui incisivo registo da história local: o ponto de encontro dos homens de negócios do século XIX saudou a implantação da República e proclamou a Liberdade que 25 de Abril lhe concedeu!

                                                           José d’Encarnação 

Publicado em Notícias de S. Braz [S. Brás de Alportel], nº 335, 20-10-2024, p. 13.

Desculpas

            Passado o tempo estival em que, quer chova quer vente quer haja um calor de rachar, ainda nos habituámos (nós e as instituições) a, no possível ripanço de férias, deitar contas à vida e fazer projetos. Multiplicam-se, por isso, em Setembro e em Outubro, as iniciativas, nesta vontade em que todos andamos de fazer, fazer, fazer, antes que seja tarde, antes que o terramoto surja ou aquela desvairada bomba catapultada por desvairada gente a todos nos leve desta para melhor.
            Por conseguinte, queiramos ou não, temos de pegar na agenda, dado que ainda não é tempo de nos fecharmos no casulo ou numa qualquer arca encoirada. Vamos deixar isso para daqui a muitos anos (esperança vã, mas também se diz que a esperança não pode sequer fenecer). E, avaliadas as propostas, aceitar-se-ão umas em detrimento doutras.
            Quando as descartadas até são de alguma monta, há que descobrir uma desculpa, que é, como a palavra indica, uma forma de dizermos quanto estamos penalizados, quanta culpa sentimos, por não podermos aceder ao convite.
            Engendra-se, por vezes, o que se chama uma desculpa ‘esfarrapada’, porque, amigo, aqui para nós, quando não nos apetece mesmo sair de casa e ir à exposição ou à apresentação do livro ou àquela inauguração, porque lá iríamos encontrar fulano ou fulana e já chega o que aguentámos no passado… se não nos apetece, qualquer desculpa serve, mesmo a mais mirabolante. Aliás, amiúde o que ora acontece é que não se apresenta desculpa nenhuma e, depois, quando nos perguntam «Ai houve? Não recebi comunicação! Sabes, hoje a Internet funciona cada vez pior, anda tudo sobrecarregado, ele há bué de mensagens que se perdem!»…
            Andas numa fona a – finalmente! – arrumar os livros. Decidiste agora que essa é  tarefa inadiável e que não pode parar. A amiga do peito vai apresentar um livro; seria uma ocasião de a reveres e, até, de espaireceres um pouco dessa árdua tarefa dos livros. Preferes não ir. Mais tarde arrependes-te, porque perdeste uma oportunidade e os livros ainda continuam por arrumar, porque, a dado momento, deparaste com um de que já te não lembravas e paraste a reler…

                                                                       José d’Encarnação

Publicado no jornal Renascimento (Mangualde), nº 870, 15-10-2024, p. 10.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

50 000 EUROS! – e o povo aplaude!

    
        Claro, não é o Povo. É aquele grupo mais ou menos fiel de pessoas que – porventura a troco de umas moedas – se disponibiliza a estar ali, nos dias aprazados para a gravação, disponível para bater palmas por tudo e por nada, porque há o mestre-sala a comandar, agora é palmas, agora é palmas. Mormente palmas, muitas, para os trocadilhos que o apresentador faz sempre questão de, solenemente, com toda a pompa e circunstância, dizer, a propósito ou a despropósito da profissão do concorrente, «aí vai mais uma forma de eu introduzir a…» presença da voz off! Há quem não resista a perguntar onde é que ela está, a Patrícia Figueiredo, e o certo é que é omnipresente! Vasco Palmeirim faz, nessa altura, um cagaçal tão grande e atropela tanto as palavras que, amiúde, nem se consegue perceber bem o trocadilho!
            Mas não é do espalhafato do Vasco que ora importa falar. Ele é assim, foi a imagem de marca que criou, de baixa estatura (como está sempre a dizer), sem barba e sem carta de condução. Um fenómeno! Usado também para o taskmaster e, agora, para o floor. Não, também esses são fenómenos, porque mostram como a televisão portuguesa dobra a cerviz perante a estrangeirada e os senhores que mandam se vêem obrigados a usar não nomes portugueses para os programas mas nomes vindos da estranja, que os criadores deles não abdicam para ganharem o que lhes é devido. Não vamos, porém, por aí, pelo menosprezo oficial da riqueza imensa do vocabulário português, mas pelos dividendos, o que se paga, o que custa aos cofres do Estado, (ou seja, diz-se, a cada um de nós).
            Os 50 000 euros de cada sessão? É disso que o senhor está a falar? Os 50 000 euros do prémio máximo cujo anúncio em cada programa é bem sonoramente aplaudido, como, aliás, o está agora a ser esse tal de floor, que é um chão dividido em parcelas miudinhas com vontade de serem maiores, a lembrar as muradas que protegem as videiras na ilha do Pico? Não. Esses 50 000 euros saem só quando el-rei faz anos e o algoritmo está seguramente bem adestrado para dificultar a subida a esse cume!
            O que mais admira – e disso ora se quer falar – é o à-vontade, a desfaçatez, a descontração como somos presenteados dia sim dia não, quando não em dias seguidos, com sessões (50 000 euros!...) que já passaram e que, na ausência de qualquer indicação do género dum ainda que envergonhado REPETIÇÃO, pretendem dar a entender ao espectador que, mais uma vez, a RTP 1 põe a hipótese de alguém vir a ganhar um prémio chorudo. Sim, é mais uma vez não porque se trate de nova sessão, mas porque é, como sói dizer.se, «mais do mesmo!», essa sessão já foi! E a gente até maldosamente pergunta: «Será que ele puseram isto agora de novo, para o desgraçado que ganhou, há uns meses, 3000 euros ainda os não recebeu e, assim, vendo a sessão de novo, se lhe vai reavivar a esperança de os vir a receber um dia? Ou será, ao invés, com um bem generoso propósito pedagógico de mostrar a supina ignorância do concorrente que desconhece o nome do rei que está a cavalo no Terreiro do Paço e de incitar, por isso, o espectador a estudar mais sobre o seu País?
Compreende-se que a RTP não nade em abastança financeira. Mascarar desta forma a indigência não parece, porém, de bom tom e boa educação, quando se trata de um serviço público que deve pugnar pela Verdade (sim, Verdade com letra maiúscula!). Haja tento.
Não sei se nas redes sociais e na Comunicação Social o tema já terá sido verberado, Porventura foi e eu, nesse caso, meto a viola no saco, deserto, todavia, por saber se já houve essa ‘observação’ e, sobretudo, se os responsáveis pela RTP deram alguma resposta para não lhe ligarem nenhuma.
Fico à espera. Sentado, claro! Porque eu próprio já falei nisso à senhora Provedora e ela, coitada, decerto encaminhou a conversa para as instâncias superiores e… tudo ficou na mesma. O caso ocorreu quando o joker já passara a ter como prémio máximo 50 000 euros e apareceu  no alinhamento, alegremente, um da série anterior de prémio menor. E lá fomos cantando e rindo!...

                                                           José d’Encarnação


Publicado em Duas Linhas, 2 de Outubro, 2024: https://duaslinhas.pt/2024/10/50-000-euros-e-o-povo-aplaude/

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Participar

            Curioso ter este termo duas concepções distintas: dar parte e fazer parte.
            De «dar parte», por seu turno, outras duas há também: a que se encontra na expressão ‘dar parte de fraco’ e estoutra bem patente em «eu vou dar parte à Guarda». No fundo, porém, ambas se resumem em ‘comunicar’, ‘dizer’.
            Fazer parte, por seu turno, já não é uma atitude isolada, implica ligação: faz-se parte duma decisão, faz-se parte duma colectividade, duma família. Uma ideia que existe também no verbo ‘participar’, quando se fala em «participar numa festa», «participar num concurso».
            Habitualmente, os autarcas – qualquer que seja o seu quadrante político, cronológico ou local – incitam o Povo a participar. Ou melhor, até proclamam ‘eu gostava muito que o Povo participasse mais’; no fundo, todavia, é raro depois agilizarem essa participação, por exemplo, mediante intervenções na assembleia municipal ou mesmo na própria sessão camarária, mediante a adopção de algumas naturalmente necessárias formalidades.
            Grande inovação foi o recurso ao Orçamento Participativo, a  tentativa de incluir no orçamento algo em que a população tivesse particular empenho. Começou uma Câmara, já é capaz de não se saber qual, e o costume alastrou. A participação é pelo telefone, geralmente, nem sempre grátis. Nos concursos da televisão, a gente já sabe como é, até nem o IVA tiram, os gulosos! Aquilo deve ser uma máquina de fazer dinheiro. Será que alguma vez se saberá pera onde é que esse dinheiro vai?
Pois no Orçamento Participativo, tal como nos concursos televisivos, o poder económico dos eventuais participantes é que conta. Tens muito dinheiro disponível e queres que fulano ou que determinado assunto vá prá frente? Paga!
Lembram-se (foi voz corrente na altura) que determinado autarca, para que a festa tradicional da sua terra ganhasse um prémio de entre as mais célebres, não hesitou em lançar mão do erário público, sob pretexto de que se tratava de investimento. Mesmo assim não ganhou.
Precisávamos nós de um mecenas de mãos rotas para que, em ocasião de concursos, a Festa das Tochas Floridas ganhasse maior repercussão. Entretanto, sempre que pudermos, não hesitemos em participar, estar presentes! Quem não aparece esquece, já se sabe.

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Notícias de S. Braz [S. Brás de Alportel], nº 334, 20-09-2024, p. 13.

 


A tertúlia dos anciãos


    
        Pelos vistos, há, em todas as terras, onde ainda nos é dado conviver, um lugar onde, a partir do meio da tarde, os anciãos se reúnem após a sesta. Todas as conversas se admitem.
            No lugar da Abóboda, sito no interior do concelho de Cascais, há – ou houve – o BPM, designação brejeira para caracterizar os seus frequentadores habituais: o Banco dos P. Murchas. Em Palmela, em vez de um, se bem compreendi, há dois: um é o da vara cível, outro da criminal, em jeito de Tribunal da Má Língua.
            Por essas tagarelices ao entardecer transcorrem saudades, vituperam-se ou louvam-se governantes, comenta-se a zaragata ou a festa, é-se capaz de um amável piropo («devia ser proibido ter uns olhos tam bonitos, menina!»), decretam-se novos regulamentos e atira-se amiúde o Governo pràs urtigas, por não saber ouvir a voz do Povo e lá dizia a Madalena no “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garrett, «Voz do Povo voz de Deus, minha senhora mãe!».
            Acho que os autarcas deviam ir, de vez em quando, até esses bancos, desde que não lhes adregasse ou tivessem outra pachorra e convidarem esses anciãos a irem tomar um copo lá nos Paços do Concelho para uma tertúlia – o que até nem seria má ideia, não!
            Consciencializei, há uns tempos, que a palavra «tertúlia» terá derivado das conversas que o filósofo cartaginês Tertuliano (que viveu entre os finais do séc. II da nossa era e os primórdios do III) organizava com a sua gente. Sabe-se que o costume se revitalizou com os cafés em França, nos prenúncios da Revolução no século XVIII e que, em Portugal, pelo Chiado, dada a abundância de cafés, pululavam as tertúlias em que se envolveram os nomes conhecidos da Cultura lisboeta do século XX.
            Além desses bancos ao ar livre, de má-língua, cada terra tem – e não pode perder! – a tradição do encontro num dos estabelecimentos locais: o Majestic no Porto, o Santa Cruz em Coimbra, o Aliança em Faro, o Ervilha em S. Brás de Alportel, o Café Calcinha em Loulé, o Armazém do Caffè em Viseu, o Café Melro em Mangualde… Houve em Cascais, pelos anos 60 e 70, o Brisa, o Boca do Inferno, também a esplanada do Baía… Outros se precisam de criar. Lugares emblemáticos, que jamais se deviam perder, porque aí se fomenta comunidade, nascem ideias e todos nos sentimos mais solidários!                                
 
                                                                     José d’Encarnação

Publicado em Renascimento (Mangualde), nº 869, 15 de Setembro de 2024, p. 10.